livro-dandara-e1413842079543211
sinopse
“Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa”. O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.” – Skoob

o que eu acheiunnamed

Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos, aliás a autora é uma das minhas prediletas. Principalmente, como já falei umas mil vezes, pelo o fato dela ter criado como personagem principal uma mulher, e com o bônus de ter uma personalidade forte. Temos que lembrar que naquela época (1813), em que o livro foi lançado, o mundo era mais machista do que já é, e uma autora mulher lançar um livro com esta personagem, que nega o casamento planejado pelos pais, de alguma forma, mesmo que pequena,  já é um ato de coragem e de feminismo. Estão entendo o porque eu amo essa autora, não é?

Bom, mas vamos um pouco da história deste livro. Liz, como é apelidada, é uma das únicas das quatro irmãs que não tem sonho de casar, e se fosse casar teria que ser por amor, e não porque os pais escolheram e nem pela fortuna do homem. As vezes, em algumas partes do livro, ela pensa e reflete tanto sobre isso, e sobre o sr. Darcy, que irrita um pouco o leitor. Porque ela fica com um ódio que chega a ser um pouco obsessivo, e repetitivo.

unnamed-1

Outro personagem que também gosto bastante é uma das irmãs dela, Jane. Ela é bem diferente do que a irmã, porque é mais calma, bondosa (até demais), e acredita na bondade de todos. Mas o que ambas tem em comum é que querem casar por amor, e não por planejamento dos pais. O pai delas, também, é outro personagem bem interessante, legal, e calmo. Ele e a sua mulher, Mrs Bennet, brigam direto, pois ambos tem posições bem opostas do que esperam do futuro de suas filhas. 

O livro em si é muito bem articulado, e escrito. E apesar de ser um pouco grande é de rápida leitura, pelo menos na minha opinião. E acho que vale muito a pena ser lido, e apreciado, pois além de uma história, ela transmite para nós leitores, os costumes da época, a educação, e etc. É um clássico, né minha gente.

consideraçÑoes finais modelo 2
Indico esse livro para quem gosta de grandes clássicos literários, mas já aviso que clássicos não são para todo mundo, porque não é qualquer um que se acostuma com a escrita antiga e totalmente formal. Admito que foi complicado para mim pegar no tranco, só na metade do livro consegui compreender melhor. E por conta desse detalhes, muitas pessoas desistem de ler os livros da Jane Austen, ou qualquer livro antigo.

Como o livro foi um grande sucesso existem minisséries, e diversos filmes baseado em Orgulho e Preconceito. Então coloquei o filme mais recente aqui em baixo para vocês!

E aproveitando que estou falando das adaptações do livro para as telas queria citar uma webserie no youtube, que é baseada na obra, e leva o nome The Lizzie Bennet Diaries. É como se fosse um vlog da Liz, contando sua história, só que nos dias atuais, claramente.

A série estreiou no Youtube em 2012 e foi concluída depois de 100 episódios em 2013 e cada episódio tem de 2 a 5 minutos de narração. Seu sucesso foi tanto que foram feitos diversos canais interligados, de personagens relacionados à Lizzie. Além disso, logo mais também será lançado um livro baseado nela. Para saber mais sobre a série, entre no site oficial, clicando aqui.

Deixei abaixo o primeiro episódio da webserie.

 


Comentem aqui em baixo o que vocês acharam dessa resenha e da dicas de filmes e do “vlog”!  Adoro o comentários de vocês.coracao-1_xl








Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *