asfsdfgagfd1-e1415037847284
sinopse

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. – Skoob

o que eu achei

IMG_2377O menino do pijama listrado conta a história do Bruno, uma criança que nem imagina que está vivenciando a segunda guerra mundial. Ah, só para deixar claro, esta história é fictícia, muitas pessoas confundem achando que é verídica, por tantos livros que existem sobre esta guerra, acaba confundindo mesmo, normal. Voltando ao livro. Bruno por personagem bem novinho e o principal da história acaba dando um ar todo ingênuo para o livro, mas sem perder pontos fortes, como por exemplo que seu pai é um nazista e trabalha para o exercito alemão.

Apesar dele achar que o trabalho do pai é sinônimo de grande heroísmo, conseguimos perceber ao longo do livro que ele começa a questionar certas atitudes do pai, e de seu professor particular, que coloca os judeus como se fosse a pior raça do mundo, e podemos ver isto em diversas cenas. É super interessante, e emocionante, pois percebemos como uma criança não entende o ódio alheio, que os nazistas nutriam pelos judeus sem ao menos conhecer um de perto. Aquela coisa pura de criança faz toda a diferença no enredo.

IMG_2378

Sobre os personagens secundários posso afirmar que você vai se irritar com a irmã dele, gostar da mãe, odiar o pai, e sentir muita compaixão pelo “criados”. Vale dar um destaque para a segunda mencionada, na minha frase acima, eu adorei a força dela de enfrentar o marido, ela o questiona e tem um forte temperamento. Outro personagem muito legal, que não poderia deixar de mencionar, é a avó do menino. Ela literalmente não aceita o que seu filho, o pai de Bruno, faz e da um gelo e diversas vezes briga com ele. Como vocês podem perceber eu adoro personagens que enfrentam injustiças.

Enfim, esses foram alguns dos motivos do porque eu dei cinco estrelas (nota máxima) para este livro. Ele é super emocionante e envolvente, e o final vai fazer você chorar. Ok, que eu não chorei, mas não conta, pois sou meio “coração frio” pra certas coisas, e não conheço uma pessoa, além de mim, que não deixou uma lagrima cair lendo O menino do pijama listrado.

consideraçÑoes finais modelo 2

Indico esse livro para quem, assim como eu, adora temas sobre segunda guerra e coisas do tipo. O tema tem um clima mais pesado, mas sempre nos ensinam coisas ótimas. Outra dica que eu dou é, veja o filme antes de ler o livro, porque apesar do filme ser bem fiel ao livro não supera o final e algumas cenas que foram cortas. Então para não achar o filme um pouco “bléh”, veja-o primeiro, porque da mais chances de você se apaixonar e querer ler.

Abaixo deixo vocês com o trailer. Espero que tenham gostado. coracao-1_xl

 








Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *