Filmes que explicam a ditadura

large-1
Outra quarta, e outra indicação para vocês. Dessa vez separamos alguns filmes que retratam a ditadura militar no Brasil, alguns dos filmes são baseados em fatos reais. Achamos legal divulgar esses filmes para, principalmente, as pessoas que estão, por ai, falando que querem a ditadura militar de volta, fazendo pessoas ao redor passar vergonha e ignorando qualquer tipo de respeito pelas famílias que perdem seus entes queridos.

Então se você está com preguiça de pegar um livro de história, não tem problema, te indicamos quatro filmes sobre o tema.  🙂

“Zuzu Angel”

Este filme baseado em fatos reais contra a história da Zuzu Angel, uma estilista de sucesso que projetou a moda brasileira no mundo. Uma mãe quer travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho Stuart. E foi nos anos 70 que o mundo virou de pernas para o ar. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel (Patrícia Pillar) como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então virgente no país. Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político.

Eu não sei se vocês lembram, mas eu fui numa exposição que teve dela aqui em São Paulo, e fiz um post falando sobre, se quiserem ver, só clicar aqui.
ONDE: Youtube

 

“O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”

Essa historia se passa em 1970 e tem uma visão bem interessante sobre a Ditadura Militar. Tudo acontece a partir do ponto de vista do filho de dois militantes da época, que foi mandado morar com seus avô enquanto seus pais fugiram. Eu já visto esse filme, acho que umas duas vezes, e vale cade minuto.
ONDE: Youtube


“O Dia que durou 21 anos”

Esse é mais um pra quem ama os Estados Unidos e é louco pra morar lá. É baseados em fatos reais, com pesquisas em cima e detalhes ricos. Não é um filme e sim um documentário que aborda da atuação americana no golpe de 64.
ONDE: Youtube


“Batismo de Sangue”

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.
ONDE: Youtube

Eu já assisti dois dessas listas, o primeiro e o segundo, e vou assistir os outros ainda hoje, porque contam histórias chocantes e não tem como não ficar pasma com as atitudes do ser humano. Se vocês já assistiram algum ou conhece outro filme/documentário sobre o assunto comenta ai embaixo, é sempre bom trocar conhecimento. 🙂

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.