DIY: Creme esfoliante natural de café, açúcar e mel

Muitas vezes as pessoas acabam esquecendo de etapas importantes para ter uma pele bem cuidada, uma dessas etapas é a esfoliação que, na minha opinião, é a parte mais importante para uma pele saudável.
O objetivo da esfoliação é renovar as células mortas que acabam ficando no nosso rosto. A esfoliação ajuda a deixar a pele bem lisinha, sem manchas, marcas ou até mesmo acne, além de estimular a produção de células novas cheias de colágeno e mais hidratadas.
Hoje eu vou ensinar uma máscara que eu fiz em casa, o custo é muito baixo porém o beneficio é alto! São apenas 3 ingredientes que você, provavelmente, tem no armário da cozinha. O legal dessa máscara é que ela não só esfolia mas também hidrata a pele e lábios. Além de um recipiente nós vamos precisar de:

AÇÚCAR

sugar

O primeiro ingrediente, e o mais importante, é o açúcar refinado pois ele é o nosso “fator esfoliante”. Os granulos de açúcar conforme massageados em movimentos circulares no rosto é capaz de esfoliar e tirar todas as celular mortas, porém o açúcar pode ser um pouco agressivo para quem tem a pele sensível. Se esse for o caso eu recomendo processar/liquidificar o açúcar para deixar os grãos menores ou substituir a quantidade, que é de uma colher de sopa, por fubá ou açúcar mascavo. Devo alertar que depois de um tempo o açúcar acaba descendo e cristalizando no fundo, mas sem drama, é só pegar uma colher e mexer um pouquinho que já volta ao normal.

 

CAFÉ

coffe

O segundo ingrediente é o café, ou seja, o meu favorito e não só pelo cheiro e sabor… O café além de ajudar a esfoliar a pele levemente ele é um ótimo produto anti-idade e o bacana é que você até sente o rosto dar uma repuxadinha depois de deixar o café “curtir” no seu rosto.
Você pode aproveitar a borra que ficou no filtro do cafezinho recém coado ou pegar direto do pacote mesmo, em ambos os casos você coloca só uma colher de sopa de café.

 

MEL

honey

O último ingrediente é o mel e é o responsável não só pela textura do produto final mas também por trazer vários benefícios para a nossa pele. O mel é um dos maiores hidratantes para a pele ele também ajuda a melhorar manchas e cicatrizes de acne. Adicione duas ou três colheres de sopa na receita, se não conseguir deixar a mistura homogênea e pastosa adicione água aos poucos até atingir uma textura que você ache boa. Se você colocar muita água adicione mais dos ingredientes secos e vice-versa.


APLICAÇÃO

Começo prendendo o cabelo e lavando o rosto para tirar o excesso de sujeira, poluição e oleosidade. Depois aplico o produto com movimentos circulares por todo o rosto menos na área dos olhos (a pele daquela área é muito sensível, não vale a pena passar ali!) e deixo “curtir” no meu rosto de 5 a 10 minutos. Você pode enxaguar logo depois de esfoliar, mas o ideal é deixar agir por um tempo para que os benefícios do café e do mel sejam bem absorvidos pela pele. Depois do tempo de “ação” lavo rosto com bastante água tomando cuidado para não deixar cair no olho e seco delicadamente com uma toalha.
A melhor parte desse creme é que ele é 100% natural e muito prático de fazer. Você sabe muito bem a procedência, quantidades e qualidades de cada coisa que foi adicionada para criar o produto final, além de que se cair na boca ou no olho não precisar ficar louco atrás de um médico porque “ai meu deus, meu olho ta ardendo muito eu vou ficar cega graças a esse creme que eu paguei caro, foi testado em animais e que eu não conheço nenhum dos produtos químicos listados no rótulo”.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

7 comentários em “DIY: Creme esfoliante natural de café, açúcar e mel”

    1. Helena Jimenez
      Helena Jimenez

      Se for na hora não tem problema, mas depois de muito tempo não é indicado pois é algo natural logo estraga muito mais rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.